Descaso com a saúde e vergonha, motivada principalmente pelo preconceito, são os principais fatores que impedem a maioria dos homens de procurar assistência médica regularmente.

ca novo

O alerta é do oncologista Vítor Moutinho, da Unacon Tucuruí, em razão ao mês dedicado à saúde do homem. A unidade é referência no tratamento de câncer na região. As informações são da Agência Pará neste domingo (29).

Dos atendimentos efetuados na unidade em junho, os cânceres mais frequentes são de próstata e pênis. De acordo com a diretora técnica da unidade, Miriam Cristina Campolina Cenachi, os dois tipos estão muito relacionados ao fato de o homem ser menos cuidadoso com a saúde e, normalmente, só procurar o serviço médico quando os sinais e os sintomas já estão intoleráveis. “Outro fator é o preconceito quanto aos exames com o urologista”, acrescenta.

A demora em busca de diagnóstico precoce deve contribuir para o cenário previsto pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) para este ano: mais de 68.200 novos casos de câncer de próstata no Brasil. A doença já é o segundo tipo de câncer entre os homens, e a maior incidência na terceira idade, já que a maioria dos casos ocorre a partir dos 65 anos.

A médica Miriam Cristina Campolina Cenachi ressalta que a prevenção é feita, principalmente, com o exame de sangue PSA (Prostate-Specific Antigens)/antígenos específicos da próstata. Os antígenos são moléculas produzidas pela próstata, inclusive quando ela está saudável. O exame é importante, mas a médica adverte que ele não é suficiente para um diagnóstico completo. O PSA complementa a avaliação médica.

“Quando há alteração, o usuário é orientado a buscar a ajuda de um especialista, que é o urologista, mas o fato de o PSA estar alterado não significa que ele está com câncer de próstata. Então, o PSA é só um orientador”, afirma diretora da Unacon, que orienta as pessoas sem histórico familiar de câncer de próstata a procurarem o especialista a partir dos 50 anos, pelo menos a cada dois anos, independentemente de fazer o PSA e outros exames regularmente, inclusive o toque retal. Segundo a médica, o toque retal é de extrema importância para a percepção de eventuais alterações na consistência da próstata, permitindo um diagnóstico precoce, muitas vezes até mais rápido que o PSA.

A partir de 60 anos, ela ressalta a importância de consultas anuais. Mas para homens com histórico familiar da doença, a prevenção deve começar por volta dos 40 anos. “O urologista é um médico importantíssimo para os homens, assim como o ginecologista é para as mulheres. Essa atitude pode prevenir uma doença muito grave, e que pode ser evitada”, reitera.

Câncer de pênis – Considerado um câncer raro e com maior incidência em homens com mais de 50 anos, o câncer de pênis está diretamente associada à má higiene íntima e infecção peo vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), entre outros fatores. Os homens devem estar atentos para qualquer tipo de lesão, alteração e ferida na genitália, e principalmente se despir de qualquer preconceito e buscar auxílio de um profissional da saúde.

Serviço: A Unacon Tucuruí é uma unidade de saúde da rede estadual, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade funciona em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente. Mais informações pelos telefones (94) 3778-4928 e (94) 3778-4599.

A Redação

Mais Acessadas

  • Ordem
  • Título
  • Popular

Vereador acusado de ...

O vereador da Câmara Municipal de ...

BR 316 - Tentativa de ...

Uma tentativa de assalto foi ...

Em Castanhal, PRF ...

Cerca de 45 mil maços de cigarros ...

Barris com substância ...

Garrafão do Norte: Barris com uma ...

Correios anuncia ...

Na segunda-feira (15), os Correios ...

Mais de 80 mil pés de ...

Trinta e quatro áreas de plantio ...

10ª Conferência ...

O Conselho Municipal de Saúde de ...

1ª Plenária Municipal de ...

Acontece em em Tracuateua no dia ...

21 de março - Dia ...

Dentre os 365 dias do ano, o ...

A BANANA E OS 10 ...

COMA 1 BANANA TODOS OS DIAS - E EM ...

ADEPARÁ ALERTA PARA FOCO ...

A Agência de Defesa Agropecuária ...

Alerta ao câncer de ...

Alerta ao câncer de cabeça e ...

Has no connect to show!

pizaria mix ANUN Copy

Destaques

Curitibana Laiane Pedroso ...

Curitibana Laiane Pedroso ...

Futsal: Bragantino mais uma ...

Jogando no Corolão com o ...

CULTURA NEGRA É HOMENAGEADA ...

O evento marcou o ápice da ...

PAYSANDU É REBAIXADO PARA A ...

Paysandu 2 x 5 Atlético ...

Vereador acusado de ...

O vereador da Câmara ...

AM CREDITOS

am Copy

Vídeo Destaque

Usuários Online

Temos 78 visitantes e Nenhum membro online

Curta nossa página

logo jt rodap

Nosso Endereço

  • Rua Benedito Padilha, AP-04 - Centro - Tracuateua - PA CEP: 68647-000 - Brasil
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • (91) 98468-3055 / 98416-6497

Anuncie Aqui

Usuários Online

Temos 78 visitantes e Nenhum membro online