As taxas de isolamento social vem caindo desde que o governo do estado começou a aplicar multas para quem descumprisse o decreto.

belemlock Copy

Uma semana após lockdown, Belém registra terceira queda consecutiva na taxa de isolamento social. Índice vem caindo desde que o governo do estado começou a aplicar multas para quem descumprisse o decreto.

Uma semana após a implementação no lockdown em Belém, a capital paraense registrou, na última quarta-feira (13) a terceira queda consecutiva na taxa de isolamento social. Os dados, que foram divulgados nesta quinta-feira (14) pela Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup), revelam que apenas 54% da população da cidade cumpriu as recomendação de ficar em casa.

De acordo com a Segup, no domingo (10), a cidade registrou 60% de isolamento, já na segunda-feira (11) o índice caiu para 57%. A queda do índice também seguiu na terça-feira (12), quando Belém atingiu 54,7% de isolamento social.

grafico1 Copy

Além das quedas diárias nas taxas de isolamento social, os números seguem distantes dos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que prevê 70% de isolamento. Apesar disso, a previsão é que a suspensão total de atividades não essenciais, com restrição de circulação de pessoas, ocorra até o dia 17 de maio.


LEIA TAMBÉM: TRACUATEUA JÁ REGISTRA 32 CASOS DE COVID-19


Em relação a possibilidade de prorrogação do período de lockdown em Belém, a Procuradoria-Geral do Pará (PGE) informou que o governo avalia o cenário epidemiológico estadual diariamente e que, caso sejam necessárias, mudanças na prorrogação do prazo do decreto sobre o Lockdown serão divulgadas.

Quedas também são registradas no estado

age20200507136

Assim como Belém, a média estadual de isolamento social também apresentou quedas consecutivas. De acordo com a Segup, a taxa de isolamento no Pará foi de 49,5% na última quarta-feira (13).

As quedas na taxa de isolamento também começaram no Pará no último domingo (10), quando o estado registrou 54% da população em casa. A partir desse índice, os números caíram dia a dia, segundo a Segup. Na segunda (11), o índice caiu para 51%. Na terça (12) a queda alcançou os 50,11%.

grafico2

Lockdown no Pará

O decreto estadual, publicado pelo Governo do Pará prevê a suspensão total dos serviços não essenciais em Belém e em outros nove municípios. Primavera e Bragança aderiram ao lockdown através de decreto municipal, Veja a lista:

  • Belém
  • Ananindeua
  • Marituba
  • Benevides
  • Santa Bárbara do Pará
  • Santa Izabel do Pará
  • Castanhal
  • Santo Antônio do Tauá
  • Vigia de Nazaré
  • Breves
  • Primavera
  • Bragança

Os municípios atingidos pelas novas medidas estão com uma média de casos do novo coronavírus acima das médias estadual e nacional. A do Pará é de 51 para cada 100 mil habitantes. As cidades citadas no decreto tem índices de 75 ou mais casos para cada 100 mil

As penalidades previstas para quem descumprir o 'lockdown' são: advertência, multa diária de até R$ 50 mil para pessoas jurídicas, a ser duplicada por cada reincidência; e, multa diária de R$ 150 para pessoas físicas, MEI, ME, e EPP’s, a ser duplicada por cada reincidência; embargo e/ou interdição de estabelecimentos.

De acordo com a Segup, de 00h01 às 12h desta quinta-feira (14), 113 multas foram aplicadas por desobediência ao 'lockdown', todas para pessoas físicas. Desde domingo (10), já foram registradas 867 multas.

Baixo isolamento social no Pará torna cenário da Covid-19 imprevisível

frm20200505115

Com uma taxa de isolamento instável, o pico da pandemia da Covid-19 no Pará ainda não é visualizada por pesquisadores. Estudos apontam que o estado pode chegar a 19 mil casos e 2 mil mortes até a próxima quarta-feira (20), mas esse ainda não será o início da recessão de notificações.

Apesar do lockdown, o índice de isolamento social em todo o estado também reduziu. Menos da metade da população ficou em casa última quarta-feira (13), a taxa de isolamento foi de 49,5%. Devido a esse resultado, o pico da doença se distanciou do previsto.

A Redação via G1 Pará

Mais Acessadas

  • Ordem
  • Título
  • Popular

Bragança já registra ...

Em boletim divulgado no início da ...

Bragança já contabiliza ...

Em boletim divulgado na tarde ...

Bragança já totaliza 259 ...

A Prefeitura de Bragança divulgou ...

Capanema entra no ...

Decreto amplia lockdown para mais ...

Prefeitura de Bragança ...

Um vídeo gravado por servidores da ...

Tracuateua confirma mais ...

Em boletim divulgado nesta ...

10ª Conferência ...

O Conselho Municipal de Saúde de ...

11 MORTES POR COVID-19 ...

Brasil tem 19.638 casos de ...

122 novos casos e 5 ...

A Secretaria de Estado de Saúde ...

1ª Plenária Municipal de ...

Acontece em em Tracuateua no dia ...

21 casos de Coronavírus ...

Sobe para 21 o número de ...

21 de março - Dia ...

Dentre os 365 dias do ano, o ...

Has no connect to show!

PIZZARIA MIXW Copy

podcast3 Copy

Destaques

Tracuateua já registra 71 ...

Tracuateua registra mais 02 ...

Tracuateua já registrou 69 ...

Em boletim divulgado na noite ...

Nota de Esclarecimento - Mais ...

A Distribuidora Mais Gás vem ...

Tracuateua já registrou 62 ...

Em boletim divulgado na noite ...

Você conhece o Ipiranga em ...

Prepare-se para grandes ...

Vídeo Destaque

Usuários Online

Temos 163 visitantes e Nenhum membro online

Curta nossa página

logo jt rodap

Nosso Endereço

  • Rua Benedito Padilha, AP-04 - Centro - Tracuateua - PA CEP: 68647-000 - Brasil
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • (91) 98468-3055 / 98416-6497

Anuncie Aqui

DESTAQUE DA SEMANA: BRASILEIRÃO SÉRIE C 2020

Usuários Online

Temos 163 visitantes e Nenhum membro online