A Diretoria do Círio de Nossa Senhora de Nazaré esteve na manhã desse dia 02/08 no Programa do Claudinho Correa na Rádio Educadora FM para esclarecer algumas situações acerca da realização do Círio que em 2018 completa 60 anos em Tracuateua.

chegada do crio 

O Pároco de Tracuateua, Sr. Afonso, juntamente com alguns diretores do Círio esteve esclarecendo alguns fatos que vêm ocorrendo e dividindo opiniões em Tracuateua.

A Diretoria do Círio informou que trata-se de um processo da Comunidade Católica e não apenas de algumas pessoas. A Paróquia de São Sebastião prioriza e sempre priorizará a parte religiosa, jamais o profano. O Círio é um momento de reflexão e agradecimento à Maria, Mãe de Jesus, muitos consideram a festividade como o “Natal dos Paraenses”, um momento ímpar que deve ser vivido com amor e dedicação. Segundo a Diretoria do Círio, a programação da festividade está completamente fechada, uma programação voltada a família. Mas esse impasse está causando transtornos a todos.

Nos últimos anos em Tracuateua, durante a festividade do círio, muitas festas dançantes aconteceram na cidade, o que pode até gerar renda, mas o saldo no final sempre é o aumento da violência, caos e até mortes. No domingo a noite, a Praça Matriz vira um território hostil, com barulho, álcool e muita confusão.

O Padre Afonso, deixou bem claro que essa ação é da Igreja que visa a evangelização e a proposta do evangelho é proteger às famílias cristãs. Padre Afonso informou que a Igreja realizou uma Assembleia com quase 250 líderes da igreja, onde também foram convidadas as autoridades de Tracuateua e o Bispo da Diocese para discutir os prejuízos que as festas profanas que se atrelam ao Círio causam para a comunidade religiosa. Segundo o Padre, 9 dos 11 vereadores participaram da Assembleia e todos se comprometeram a aprovar o projeto de lei que foi encaminhado à Câmara. O Projeto de Lei proíbe desde a sexta-feira a realização de festas dançantes e está para ser apreciado e consequentemente aprovado pela maioria na Câmara. Afonso informou que a Paróquia foi avisada informalmente que os vereadores não retornarão de suas férias no dia 03 de agosto, e sim no dia 10. E essa demora para aprovar esse projeto de lei, dificulta a realização da festividade.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA

O Padre Afonso informou que a Igreja não está contra os promotores de eventos que são valorizados pelo povo, mas o que a Igreja quer é o direito de celebrar a festividade como igreja, pois o Círio é uma festa da comunidade católica. Segundo o Pároco, o projeto de lei não contempla apenas o Círio e a Igreja Católica, todos os cristãos estão amparados pelo projeto.

O fato é que essa discussão divide opiniões em Tracuateua, muitos sem entender de fato todo esse processo. Essa causa vem sendo discutida há bastante tempo. Missas importantes já foram paralisadas por conta do barulho causado pelas festas e bares durante festividade religiosa. Diante de toda essa situação, o Padre Afonso chegou a se emocionar durante a entrevista. Pediu desculpas pela emoção e informou que diante desse quadro, a Diretoria vê que é quase inviável a realização do Círio, segundo o Padre, a probabilidade da festividade acontecer em 2018 é de 5%, mas que hoje ainda, a Diretoria reunirá com o Bispo para apresentar todas as demandas.

Se a Câmara Municipal de Tracuateua não aprovar a proibição de festas dançantes durante os eventos religiosos o Círio de Nazaré 2018 não será realizado no dia 26 de agosto”, disse a diretoria da festividade.

A Igreja Católica iniciou uma campanha nas redes sociais com a tag #OCírioÉdaIgreja pedindo apoio a causa.

WhatsApp Image 2018 08 01 at 23.16.38

A Redação

Mais Acessadas

  • Ordem
  • Título
  • Popular

Mais de 80 mil pés de ...

Trinta e quatro áreas de plantio ...

Correios anuncia ...

Na segunda-feira (15), os Correios ...

Ex-marido mata mulher a ...

Em mais um caso de feminicídio, ...

BANDIDOS EXPLODEM CARRO ...

Um carro forte da empresa ...

Filme Praiano tem cenas ...

A produção do filme Praiano da ...

Concursos de Beleza ...

No próximo final de semana dois ...

10ª Conferência ...

O Conselho Municipal de Saúde de ...

1ª Plenária Municipal de ...

Acontece em em Tracuateua no dia ...

21 de março - Dia ...

Dentre os 365 dias do ano, o ...

A BANANA E OS 10 ...

COMA 1 BANANA TODOS OS DIAS - E EM ...

ADEPARÁ ALERTA PARA FOCO ...

A Agência de Defesa Agropecuária ...

Alerta ao câncer de ...

Alerta ao câncer de cabeça e ...

Has no connect to show!

pizaria mix ANUN Copy

Destaques

Bolsonaro x Haddad: as ...

Jair Bolsonaro (PSL) e ...

Correios anuncia fechamento ...

Na segunda-feira (15), os ...

Todos os deputados eleitos ...

As eleições sempre são tensas ...

Dona Onete lança nova música ...

Círio de Nazaré é uma das ...

Papão empata em casa e ...

Paysandu 1 x 1 CRB - Galo ...

AM CREDITOS

am Copy

Vídeo Destaque

Usuários Online

Temos 101 visitantes e Nenhum membro online

Curta nossa página

logo jt rodap

Nosso Endereço

  • Rua Benedito Padilha, AP-04 - Centro - Tracuateua - PA CEP: 68647-000 - Brasil
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • (91) 98468-3055 / 98416-6497

Anuncie Aqui

Usuários Online

Temos 101 visitantes e Nenhum membro online