Vinte produtores rurais começaram nesta quinta-feira (10) o primeiro módulo do Programa Negócio Certo Rural (NCR), em Tracuateua, município do nordeste paraense. Os participantes da capacitação trabalham com apicultura (criação de abelhas) no Projeto de Investimento Produtivo (PIP), da Associação de Criadores Orgânicos de Abelhas de Tracuateua (Apitra).

4aba48a0 e821 4dc8 9b62 4cf7d0c3ebd3

O projeto Associação é o primeiro, dentre os 31 projetos financiados pelo Governo do Pará e gerenciados pelo Pará Rural, que receberão a capacitação. Realizada por meio da parceria firmada entre o Núcleo de Gerenciamento Pará Rural (NGPR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a capacitação visa contribuir para a melhoria da gestão da propriedade rural e dos negócios, e auxiliar na implementação de novos projetos.

É a primeira vez que o programa é oferecido em Tracuateua. “Os produtores estão muito animados com a oportunidade e pretendem seguir à risca o que está sendo repassado. Esse programa tem o intuito de contribuir para a melhoria da gestão da propriedade rural por meio da capacitação do produtor, tendo como foco o empreendedorismo”, explicou o gerente Executivo do Pará Rural, Valdo Gaspar.

O Núcleo Pará Rural iniciou um plano de capacitação para oferecer cursos no decorrer deste ano, destinados aos pequenos produtores rurais, de diversas atividades, incluídos nos 31 projetos de Investimento Produtivo desenvolvidos em 25 municípios: Tracuateua, Barcarena, Muaná, Magalhães Barata, Marapanim, Igarapé-Açu, Salinópolis, Belterra, Dom Eliseu, Eldorado do Carajás, Tomé-Açu, Oeiras do Pará, Soure, Alenquer, Quatipuru, Aurora do Pará, Capitão Poço, Canaã dos Carajás, Belém (Ilha de Cotijuba), Rurópolis, São Francisco do Pará, Acará, Moju, Maracanã e Primavera.

Segundo Brian Almeida, “após ter identificado as necessidades de cada projeto resolvemos oferecer o programa e passar as instruções devidas a esses produtores rurais”, explicou o coordenador técnico do NGPR.

Aprimoramento - O curso, realizado na Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Tracuateua, é ministrado pela instrutora Eliana Gomes. Já no início, os participantes precisaram identificar as potencialidades e deficiências das atividades produtivas. “É tudo feito com base no imaginário. O produtor imagina quanto gasta, imagina qual é o lucro. O diferencial do Negócio Certo Rural é oferecer a oportunidade de aprimorar o negócio. É colocar tudo no papel e analisar. Descobrir se o que eles fazem dá resultado. Eles ficaram surpresos porque, já no primeiro momento, a gente começa a questioná-los sobre isso, sobre as deficiências e potencialidades”, destacou a instrutora.

Boa oportunidade...

Uma publicação compartilhada por Jornal Tracuateua (@jornaltracuateua) em

O Programa Negócio Certo Rural é voltado a pequenos produtores rurais e suas famílias. Com ferramentas simples de gestão, eles aprendem a desenvolver e melhor administrar a propriedade rural. O programa tem 42 horas, sendo 40 horas de consultoria na sala de aula e 2 horas de consultoria na propriedade, de forma individual.

Estiveram presentes na primeira aula do módulo os secretários municipais de Planejamento de Tracuateua, Allen Santos; de Ciência e Tecnologia, Rodolfo Costa, e de Agricultura, Glória Sales, além da engenheira agrícola Raíssa Antunes e da gestora ambiental Jurema Freire, ambas do NGPR.

Por Andréa Veiros - Agência Pará

Mais Acessadas

  • Ordem
  • Título
  • Popular

Vereador acusado de ...

O vereador da Câmara Municipal de ...

BR 316 - Tentativa de ...

Uma tentativa de assalto foi ...

Em Castanhal, PRF ...

Cerca de 45 mil maços de cigarros ...

Barris com substância ...

Garrafão do Norte: Barris com uma ...

Correios anuncia ...

Na segunda-feira (15), os Correios ...

Mais de 80 mil pés de ...

Trinta e quatro áreas de plantio ...

10ª Conferência ...

O Conselho Municipal de Saúde de ...

1ª Plenária Municipal de ...

Acontece em em Tracuateua no dia ...

21 de março - Dia ...

Dentre os 365 dias do ano, o ...

A BANANA E OS 10 ...

COMA 1 BANANA TODOS OS DIAS - E EM ...

ADEPARÁ ALERTA PARA FOCO ...

A Agência de Defesa Agropecuária ...

Alerta ao câncer de ...

Alerta ao câncer de cabeça e ...

Has no connect to show!

pizaria mix ANUN Copy

Destaques

TV SAL - PROGRAMAÇÃO

NOVA PARCEIRA DO JORNAL ...

Homens com máscaras de ...

Homens com máscaras de ...

Flamengo começa bem, segura ...

Flamengo começa bem, segura ...

Avião cai e deixa um homem ...

Avião cai e deixa um homem ...

Copa Mário Nogueira de Futsal ...

Com dois jogos emocionantes, ...

TV SAL

tv sal

Vídeo Destaque

Usuários Online

Temos 132 visitantes e Nenhum membro online

Curta nossa página

logo jt rodap

Nosso Endereço

  • Rua Benedito Padilha, AP-04 - Centro - Tracuateua - PA CEP: 68647-000 - Brasil
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • (91) 98468-3055 / 98416-6497

Anuncie Aqui

Usuários Online

Temos 132 visitantes e Nenhum membro online