VTEM BannersVTEM BannersVTEM BannersVTEM BannersVTEM Banners
Quadrilhas Juninas de Tracuateua apresentam seus trajes

As duas maiores quadrilhas do Município de Tracuateua apresentaram seus trajes oficiais para a quadra junina 2013. Explosão Jovem e Simpatia Junina iniciaram no mês de março os ensaios preparativos para a temporada 2013.

Já se pode observar pelas ruas e praças da cidade aglomerações de jovens e adolescente com anáguas e saias esperando o momento para ensaiarem suas coreografias.

Em 2013 teremos o retorno da Quadrilha Simpatia Junina que em 2012 não se apresentou na quadra junina. Depois de um ano sem dançar, os brincantes e torcedores da única quadrilha do Estado do Pará que possui um título de nível nacional demonstram um interesse todo especial, pois em Tracuateua temos um público muito exigente quando se trata de quadrilha junina.

As quadrilhas de Tracuateua possuem um orçamento muito alto, suas vestimentas são caras e ambas fazem turnê pelo estado e sempre estão frequentando algum concurso em outra federação. O investimento neste caso é social, mais vale estar dançando e gastando energia nos arrasta-pés do que está envolvido em práticas antissociais.

Explosão Jovem e Simpatia Junina traçam uma verdadeira batalha dentro das quadras juninas há anos. Batalha essa para ver quem consegue superar a beleza e a harmonia da outra. Explosão Jovem é famosa por ostentar o maior número de títulos municipais e intermunicipais; dentro de Tracuateua a Explosão Jovem é quase que imbatível, há cinco anos consecutivos não perde o concurso municipal.

Por sua vez a Simpatia Junina carrega no seu currículo a fama de ser a primeira quadrilha a sair das fronteiras tracuateuaras, ostentando o trunfo de ser a primeira quadrilha de Tracuateua a ganhar um título intermunicipal. Hoje em dia ambas as quadrilhas possuem uma galeria repleta de troféus municipais e intermunicipais, temos um carinho muito especial por dois troféus que existem na galeria da Simpatia Junina, o troféu de quadrilha campeã do Concurso de Quadrilhas Roceiras da Fumbel e o Troféu de Campeã do Concurso de Nível Nacional Arraiá de Belô, em Belo Horizonte, Minas Gerais no ano de 2007.

As quadrilhas ainda não são autossuficientes, porém ambas já ostentam suas respectivas associações culturais com CNPJ. Em Tracuateua as quadrilhas movimentam a cidade durante quase cinco meses, é comum no mês de junho acordarmos com foguetórios vindos das bandas da BR 308, quando geralmente uma das duas quadrilhas vem trazendo mais um título para a nossa cidade. A esperança dos grupos juninos é que os órgãos públicos continuem ajudando e promovendo essa tradicionalidade típica do interior do Brasil que se transforma num verdadeiro espetáculo no mês de junho aqui em Tracuateua, pois possuímos um festival junino que já é referência nacional.

As Quadrilhas têm seu ápice no Festival Folclórico de Tracuateua, quem em 2013 comemora sua 20ª edição. Confira as quadrilhas que já confirmaram presença no 5º Concurso Intermunicipal de Quadrilhas que acontece dentro do 20º Festival Folclórico de Tracuateua.

Viva Explosão Jovem, viva Simpatia Junina, viva o São João!

Vamos desmitificar a fama de que quadrilheiro é vagabundo e que não tem o que fazer, somos todos semeadores e sujeitos compromissados com a cultura verdadeiramente POPULAR do nosso Brasil.

Conheça as vestimentas Oficiais de duas das Melhores Quadrilhas da Região Nordeste do Estado do Pará

Crédito das imagens: Divulgação Facebook

 


 
143198