E acabou! Acabou a maior festa junina do Estado do Pará. Sim, com toda certeza, Tracuateua é a Cidade Junina deste Estado.

cidadejunina Copy

Um município que praticamente não tem arrecadação nenhuma, vive de recursos estaduais e federais, vez por outra agraciado por emendas parlamentares, que sofre com “heranças” desde o primeiro governo, mas que quando o mês de junho põe sua cara no calendário, se transforma quase que magicamente “num município melhor”.

Lógico que nada pode ser usado como cortina de fumaça para os problemas existentes nesta cidade, tampouco estamos aqui para tapar o sol com a peneira. Temos que lutar por melhorias na educação, na saúde e em todos os demais segmentos, porém, temos também que lutar pela cultura, pelo folclore, pelo turismo e pelo lazer. Mas isso é assunto para outra pauta.

O festival folclórico de Tracuateua em sua 25ª edição nos mostrou e comprovou que o melhor de Tracuateua é o Tracuateuense, sim, este povo guerreiro que tira leite de pedra e consegue transformar um antigo seringal num complexo que enche os olhos de todos que por aqui perpassam e deixa os corações tracuateuenses cheio de orgulho e satisfação.

Orgulho de poder receber, mesmo sem nenhuma estrutura hoteleira, quadrilhas dos quatro cantos desse estado. Belém, Bragança, Soure, Magalhães Barata, Salinas, Ananindeua, Capanema, Vigia e outras cidades estiveram presentes em nosso arraial e algumas, passaram mais de dois dias aqui. Um festival que mesmo perdendo um pouco de sua essência folclórica, vive cinco noites e metade de um dia em sua plenitude alegrando as pessoas, fomentando a cultura e o turismo, gerando renda (sim, o festival gera renda sim, pergunte aos comerciantes, aos barraqueiros e ambulantes se todos não tiveram um significativo lucro) e deixando a vizinhança encucada e se perguntando: como eles fazem isso?

Digo-lhes meus amigos, o melhor de Tracuateua é o seu povo! Povo desunido muitas vezes, mais talentoso demais da conta. Tudo pensado, planejado e executado por gente daqui, gente que não aparece, gente que até aparece e gente que quer surfar a onda dos outros para aparecer. Sim, existe isso também, gente que aparece um dia antes do evento para pegar uma camiseta e bater várias fotos, mas isso não é importante exaltar, mas sim frisar (#militei).

O começo de tudo, a educação dessa gente, o brilho nos olhos em cada apresentação, os aplausos no final. Um São João Literário que a Secretaria de Educação trouxe, culminância de um pouco do que as escolas realizaram durante o primeiro semestre. Lindas apresentações folclóricas que muitas vezes nos faz sonhar com mais um dia de Forrozão da SEMED, dividindo suas apresentações.

Embarcando na Maria Fumaça e viajando nos trilhos da memória, Tracuateua até contou e nos encantou com um pouco de sua história. Sim, a narrativa entre as apresentações trouxe ao público um pouco da história desse lugarzinho gostoso de se viver. Poderia ter sido bem mais enriquecida, mas o tempo e alguns problemas administrativos (que queremos acreditar) nos deixaram com um quê de quero mais. Mas funcionou viu! Fica aqui nossos parabéns aos envolvidos na ideia. A SEMED, desejamos que continue neste caminho e que não pare, desenvolver a cultura da leitura é essencial para construirmos cidadãos emancipados. Isso perpassa pela obra do Professor Antônio Jorge que deverá ser livro de cabeceira de todos os tracuateuenses e está em todas as escolas da rede municipal.

À Secretaria de Cultura queremos dizer que precisa sim, amadurecer enquanto instituição e voltar seus olhos não só para a promoção de eventos. Precisamos fomentar a promoção de eventos (e evento não é só festa)! Começando pela organização funcional, uma lei, um conselho que englobe cultura e turismo, enfim, uma secretaria mais engajada com o futuro e não com o imediatismo e que passe a receber um pouco do que o Ministério da Cultura e do Turismo tem para oferecer. Mesmo assim, não podemos deixar de parabenizar a equipe, muito empenho e dedicação.

Pelo que notamos, houve o engajamento de praticamente todas as pastas municipais, isso demonstra amadurecimento em gestão, pois o festival não pertence a nenhuma secretaria, e sim ao município. O sucesso requer dedicação, e dedicação requer valorização. Valorizar o servidor público é fundamental para que o nível do evento continue lá em cima. Essa valorização não significa apenas salários em dia, condições também devem ser dadas para que se produza mais e com qualidade.

Deixa o tracuateuense voar! O tracuateuense consegue transformar uma formiga cabeçuda e desengonçada numa obra de arte, num símbolo que sempre que alguém visualizar, lembrará desta cidade. O Tracuateuense cria mosaico com frase e desenhos feitos em bandeirolas, tudo isso sem usar o computador. O Tracuateuense encanta todos que aqui visitam, olha esse depoimento:



O Tracuateuense é mais que pai d’égua, digo que somos megalomaníacos e isso não é um erro, temos que pensar grande, ser grande... “do Pará se levanta altaneira, a cidade de Tracuateua!

Quase cinquenta quadrilhas vieram não só para disputar o título, mais também para poder se apresentar numa quadra digna de uma bela quadrilha e um público maravilhoso. Poderíamos aproveitar melhor essa estadia, criando assembleias ou fóruns para troca de conhecimento.
E a Casa do Xote hein! Que foi aquilo gente, duas noites de shows ao vivo e o povo ainda pediu mais uma com som mecânico. Que lindo. Poderíamos também agregar a Casa de Xote um carimbó, já pensou, Casa do Xote e do Carimbó! Ou, como somos megalomaníacos, uma outra casa, a do carimbo!

Casa da farinha, sem farinha torrando, foi tenso. Cabe aos envolvidos um pouco mais de planejamento! (#militei2)

Enfim, enrolei, enrolei e não disse porque Tracuateua é sim a Cidade Junina do Pará.

Se você não consegiu descobrir depois desses dias e/ou ao ler esses garranchos; pergunte àqueles que estiveram aqui durante esse festival, eles responderão! Ou busque no seu facebook a tag #TracuateuaCidadeJunina.

# Abanando o Carvão #

Obrigado por nos deixar por mais um ano criar a Identidade Visual do Evento, obrigado por nos proporcionar um espaço para realizarmos a nossa transmissão ao vivo que alcançaram quase que 80 mil pessoas, levando um pouco de Tracuateua aos tracuateuenses espalhados pelo mundo.

Agradecemos a PMT (Tamariz Cavalcante – Prefeito) por nos ceder o apresentador, obrigado pelo espaço da imprensa, obrigado ao P3 Drone (Jair) pela parceria que deu certo demais e ao Portal Conexão que nos forneceu sua internet de qualidade. Equipe do Jornal Tracuateua agradece a todos os profissionais envolvidos (fotógrafos, cinegrafistas, apresentador, comentarista, equipe técnica, a galera da água, do café e do mingau) nosso muito obrigado.

Agradecemos também a todos que contribuíram com o Troféu Jornal Tracuateua: Vereador Bruno Sousa, Cláudio Aviz, Waldete Jr, Jr Callandrine, Andréia Bronze (Odair Santos), Felipe Santos e Depósito e Distribuidora ACD.

 

Viu, podemos fazer a mídia do festival e alcançar resultados incríveis, basta confiar e apoiar! Ah, e investimos também nisso!

VISITE NOSSAS GALERIAS DE FOTOS:

1ª NOITE - FORROZÃO DA SEMED

2ª NOITE - X INTERMUNICIPAL DE QUADRILHAS

3ª NOITE - FESTIVAL

4ª NOITE - FESTIVAL

5ª NOITE - X INTERMUNICIPAL DE QUADRILHAS

ASSISTA NOSSAS TRASMISSÕES NO FACEBOOK DO Jorna Tracuateua.

A Redação

Mais Acessadas

  • Ordem
  • Título
  • Popular

ASSALTO FRUSTRADO ACABA ...

O Delegado da Polícia Civil no ...

Delegação de Tracuateua ...

A cidade de Igarapé-Açu, no ...

É Campeão: Xadrez de ...

O aluno-atleta Marcelo Santana da ...

BRAGANÇA: Promotoria já ...

O Ministério Público do Estado ...

Após quase dois anos de ...

Esteve no banco dos réus ...

ÁREA DE DESMATAMENTO É ...

A Secretaria Municipal de Meio ...

10ª Conferência ...

O Conselho Municipal de Saúde de ...

1ª Plenária Municipal de ...

Acontece em em Tracuateua no dia ...

21 de março - Dia ...

Dentre os 365 dias do ano, o ...

A BANANA E OS 10 ...

COMA 1 BANANA TODOS OS DIAS - E EM ...

ADEPARÁ ALERTA PARA FOCO ...

A Agência de Defesa Agropecuária ...

Alerta ao câncer de ...

Alerta ao câncer de cabeça e ...

Has no connect to show!

pizaria mix ANUN Copy

Destaques

Novos Titãs, série ...

Atração ainda não tem data de ...

PÉSSIMAS CONDIÇÕES DA ESTRADA ...

PÉSSIMAS CONDIÇÕES DA ESTRADA ...

Jovem morre ao esfaquear o ...

Jovem morre ao esfaquear o ...

Remo 0 x 0 Botafogo-PB - E o ...

O clube paraense é o lanterna ...

Polícia Civil diz que prisão ...

Polícia Civil diz que prisão ...

AM CREDITOS

am Copy

Vídeo Destaque

Usuários Online

Temos 113 visitantes e Nenhum membro online

Curta nossa página

logo jt rodap

Nosso Endereço

  • Rua Benedito Padilha, AP-04 - Centro - Tracuateua - PA CEP: 68647-000 - Brasil
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • (91) 98468-3055 / 98416-6497

Anuncie Aqui

Usuários Online

Temos 113 visitantes e Nenhum membro online