Greve dos caminhoneiros ameaça clubes em duas categorias do campeonato paraense

Seis jogos do sub-17 e três do sub-15 foram adiados por falta de transporte para os interioranos

180528 at

Prateleiras vazias em mercados, postos sem gasolina e a premissa de um panorama de caos que abalou o país do futebol a cerca de duas semanas da Copa do Mundo. Entre os que sentiram todo esse impacto, estão os mais de 70 garotos que nutrem o sonho de ser atleta profissional no mundo da bola e que estão na disputa das categorias sub-15 e sub17 do campeonato paraense. Os jogos estão sob risco de suspensão!

A falta de combustível interrompeu o reabastecimento de postos e, especialmente fora da Região Metropolitana de Belém, travou o transporte público. Diante do problema, clubes como Izabelense, Castanhal e Parauapebas pediram o adiamento das rodadas. Caso contrário, a única opção dos clubes seria a derrota por W.O.. O clamor foi recebido pela FPF (Federação Paraense de Futebol) que sacramentou as mudanças nas tabelas das duas categorias.

'Temos vários times do interior e inúmeros atletas que moram longe dos clubes. Adiamos seis jogos do sub-17 e três do sub-15. O detalhe é que o sub-17 tem que ser definido até setembro, porque os vencedores deverão regularizar os atletas no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para poder inscrevê-los na Copa São Paulo de Futebol Junior do ano que vem. Essa participação é o principal prêmio da categoria', destacou o diretor de competições da FPF, Paulo Romano.

1805at

Contando com a possibilidade de término da greve em breve, a FPF adiou os jogos do sub-17 - que tem caráter de urgência por conta da Copa São Paulo - já para esta quinta-feira. O objetivo é não forçar uma cadeia de adiamentos. No entanto, existe uma interferência na vida letiva dos jovens jogadores. 'Temos consciência que eles já perderam vários dias de aula e terão de perder mais alguns por causa dessa rodada, mas que outra escolha nós temos?'

Se a preocupação paira sobre a FPF, o medo já começou a tomar conta dos clubes. No Izabelense, que fica a cerca de 60 quilômetros de Belém, o presidente, Marquinho Santos, soltou: 'Está sendo muito difícil! Uma média de 30% dos nossos atletas são de comunidades da região, como Caraparu, Conceição do Itá, Campinense, Do Carmo... Alguns lugares ficam a 16 quilômetros de distância! Como podemos sobreviver sem transporte?'

O mandatário contou que a falta de combustível deixou a cidade sem aulas escolares e, consequentemente, o clube sem treinos. 'A maioria dos atletas vêm de longe no transporte escolar e depois seguem para o CT (Centro de Treinamento), onde almoçam, passam a tarde e ficam para o treino. Eles só voltam para as suas casas no final do dia. Às vezes, contamos com a Prefeitura e outras vezes temos que dar o nosso jeito. Só não tem jeito é pra falta de gasolina. Aí, para tudo! Se continuar assim, não sabemos nem se iremos continuar no campeonato!', esbravejou.

O campeonato paraense sub-17 reúne 20 clubes, que disputam duas vagas na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Os jogos começaram no dia 28 de abril com a finalíssima prevista para o dia 1º de julho. No sub15, 13 agremiações com a mesma data para início dos confrontos e a decisão marcada para o dia 30 de junho.

 

Fonte: ORM

Mais Acessadas

  • Ordem
  • Título
  • Popular

Em Castanhal, PRF ...

Cerca de 45 mil maços de cigarros ...

Barris com substância ...

Garrafão do Norte: Barris com uma ...

Correios anuncia ...

Na segunda-feira (15), os Correios ...

Mais de 80 mil pés de ...

Trinta e quatro áreas de plantio ...

Ex-marido mata mulher a ...

Em mais um caso de feminicídio, ...

BANDIDOS EXPLODEM CARRO ...

Um carro forte da empresa ...

10ª Conferência ...

O Conselho Municipal de Saúde de ...

1ª Plenária Municipal de ...

Acontece em em Tracuateua no dia ...

21 de março - Dia ...

Dentre os 365 dias do ano, o ...

A BANANA E OS 10 ...

COMA 1 BANANA TODOS OS DIAS - E EM ...

ADEPARÁ ALERTA PARA FOCO ...

A Agência de Defesa Agropecuária ...

Alerta ao câncer de ...

Alerta ao câncer de cabeça e ...

Has no connect to show!

pizaria mix ANUN Copy

Destaques

PAPÃO ELETRIZANTE - ...

Para quem gosta de emoções, ...

Em Castanhal, PRF apreende 45 ...

Cerca de 45 mil maços de ...

Paysandu 4 x 3 Oeste - Jogo ...

O gol da vitória bicolor foi ...

Barris com substância não ...

Garrafão do Norte: Barris com ...

ENEM - Candidato no Pará é ...

A primeira prova do Exame ...

AM CREDITOS

am Copy

Vídeo Destaque

Usuários Online

Temos 122 visitantes e Nenhum membro online

Curta nossa página

logo jt rodap

Nosso Endereço

  • Rua Benedito Padilha, AP-04 - Centro - Tracuateua - PA CEP: 68647-000 - Brasil
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • (91) 98468-3055 / 98416-6497

Anuncie Aqui

Usuários Online

Temos 122 visitantes e Nenhum membro online