Greve dos caminhoneiros ameaça clubes em duas categorias do campeonato paraense

Seis jogos do sub-17 e três do sub-15 foram adiados por falta de transporte para os interioranos

180528 at

Prateleiras vazias em mercados, postos sem gasolina e a premissa de um panorama de caos que abalou o país do futebol a cerca de duas semanas da Copa do Mundo. Entre os que sentiram todo esse impacto, estão os mais de 70 garotos que nutrem o sonho de ser atleta profissional no mundo da bola e que estão na disputa das categorias sub-15 e sub17 do campeonato paraense. Os jogos estão sob risco de suspensão!

A falta de combustível interrompeu o reabastecimento de postos e, especialmente fora da Região Metropolitana de Belém, travou o transporte público. Diante do problema, clubes como Izabelense, Castanhal e Parauapebas pediram o adiamento das rodadas. Caso contrário, a única opção dos clubes seria a derrota por W.O.. O clamor foi recebido pela FPF (Federação Paraense de Futebol) que sacramentou as mudanças nas tabelas das duas categorias.

'Temos vários times do interior e inúmeros atletas que moram longe dos clubes. Adiamos seis jogos do sub-17 e três do sub-15. O detalhe é que o sub-17 tem que ser definido até setembro, porque os vencedores deverão regularizar os atletas no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para poder inscrevê-los na Copa São Paulo de Futebol Junior do ano que vem. Essa participação é o principal prêmio da categoria', destacou o diretor de competições da FPF, Paulo Romano.

1805at

Contando com a possibilidade de término da greve em breve, a FPF adiou os jogos do sub-17 - que tem caráter de urgência por conta da Copa São Paulo - já para esta quinta-feira. O objetivo é não forçar uma cadeia de adiamentos. No entanto, existe uma interferência na vida letiva dos jovens jogadores. 'Temos consciência que eles já perderam vários dias de aula e terão de perder mais alguns por causa dessa rodada, mas que outra escolha nós temos?'

Se a preocupação paira sobre a FPF, o medo já começou a tomar conta dos clubes. No Izabelense, que fica a cerca de 60 quilômetros de Belém, o presidente, Marquinho Santos, soltou: 'Está sendo muito difícil! Uma média de 30% dos nossos atletas são de comunidades da região, como Caraparu, Conceição do Itá, Campinense, Do Carmo... Alguns lugares ficam a 16 quilômetros de distância! Como podemos sobreviver sem transporte?'

O mandatário contou que a falta de combustível deixou a cidade sem aulas escolares e, consequentemente, o clube sem treinos. 'A maioria dos atletas vêm de longe no transporte escolar e depois seguem para o CT (Centro de Treinamento), onde almoçam, passam a tarde e ficam para o treino. Eles só voltam para as suas casas no final do dia. Às vezes, contamos com a Prefeitura e outras vezes temos que dar o nosso jeito. Só não tem jeito é pra falta de gasolina. Aí, para tudo! Se continuar assim, não sabemos nem se iremos continuar no campeonato!', esbravejou.

O campeonato paraense sub-17 reúne 20 clubes, que disputam duas vagas na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Os jogos começaram no dia 28 de abril com a finalíssima prevista para o dia 1º de julho. No sub15, 13 agremiações com a mesma data para início dos confrontos e a decisão marcada para o dia 30 de junho.

 

Fonte: ORM

Mais Acessadas

  • Ordem
  • Título
  • Popular

ASSALTO FRUSTRADO ACABA ...

O Delegado da Polícia Civil no ...

Delegação de Tracuateua ...

A cidade de Igarapé-Açu, no ...

É Campeão: Xadrez de ...

O aluno-atleta Marcelo Santana da ...

BRAGANÇA: Promotoria já ...

O Ministério Público do Estado ...

Após quase dois anos de ...

Esteve no banco dos réus ...

ÁREA DE DESMATAMENTO É ...

A Secretaria Municipal de Meio ...

10ª Conferência ...

O Conselho Municipal de Saúde de ...

1ª Plenária Municipal de ...

Acontece em em Tracuateua no dia ...

21 de março - Dia ...

Dentre os 365 dias do ano, o ...

A BANANA E OS 10 ...

COMA 1 BANANA TODOS OS DIAS - E EM ...

ADEPARÁ ALERTA PARA FOCO ...

A Agência de Defesa Agropecuária ...

Alerta ao câncer de ...

Alerta ao câncer de cabeça e ...

Has no connect to show!

pizaria mix ANUN Copy

Destaques

Novos Titãs, série ...

Atração ainda não tem data de ...

PÉSSIMAS CONDIÇÕES DA ESTRADA ...

PÉSSIMAS CONDIÇÕES DA ESTRADA ...

Jovem morre ao esfaquear o ...

Jovem morre ao esfaquear o ...

Remo 0 x 0 Botafogo-PB - E o ...

O clube paraense é o lanterna ...

Polícia Civil diz que prisão ...

Polícia Civil diz que prisão ...

AM CREDITOS

am Copy

Vídeo Destaque

Usuários Online

Temos 98 visitantes e Nenhum membro online

Curta nossa página

logo jt rodap

Nosso Endereço

  • Rua Benedito Padilha, AP-04 - Centro - Tracuateua - PA CEP: 68647-000 - Brasil
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • (91) 98468-3055 / 98416-6497

Anuncie Aqui

Usuários Online

Temos 98 visitantes e Nenhum membro online