O Tradicional Baile das Flores, a nostalgia de uma sociedade contemporânea.

Maio é um mês em que muitos países celebram o início da primavera, a própria história conta que a celebração vem desde os gregos, na idade antiga, quando celebravam as flores, esse evento vem passando de geração para geração, atravessando oceanos e invadindo continentes.

Na Europa, mais precisamente na França, a festa é tradicionalmente realizada nos salões desde o século XVI, uma tradição aristocrática europeia: as meninas, quase todas "bem nascidas" fazem sua "entrada no mundo", conforme o protocolo das cortes reais.

De acordo com relatos históricos, no Brasil, o Baile de Primavera ou Festa das Flores, se realizou no início do século XX, mas precisamente em 1911, na cidade de Curitiba, no Paraná. A elite paranaense realizou uma festa que celebrava a mitologia grega e as flores. A Festa contagiou vários estados do Brasil, até que em 1917, no fim dos anos dourados da Belle Époque Amazônica, chega à capital do estado do Pará, Belém, com o Clube Assembleia Paraense, que de início, se denominou Festa das Flores, depois chamou-se Baile de Maio, após um tempo, ficou conhecido como Baile das Flores.

0ffb0c9b 3318 463d 9372 52e96c0de866

 

Os moldes contemporâneos do Baile das Flores, consistia em moças, com idade de 14 a 15 anos, debutar no Baile. Debutar é uma palavra francesa, que se diz respeito a estrear ou iniciar sua vida na sociedade. O baile era então, um rito de passagem ao qual as jovens são submetidas, geralmente sendo realizado quando essas completam quinze anos. A partir do seu "début", a jovem moça passava a frequentar reuniões sociais, a usar roupas mais adultas e tinha permissão para namorar; tudo para representar que ela deixava de ser menina para se tornar uma mulher. A associação deste momento com as flores, se dar pelo fato de, que aos 15 anos, a menina se torna mulher, desabrocha idêntica à uma flor e também, o mês de maio ser o primeiro mês da primavera, também associado às flores.

WhatsApp Image 2020 05 19 at 11.54.17

Denise Farias, Rosana, Cristina, Marivone Ribeiro, Geiza, Nádia Neves e outra jovem da região de colônia

 

O município de Tracuateua, também realizou o Baile das Flores, mais precisamente no ano de 2000, quando a Professora Helena Mesquita, Secretária de Promoção Social na época, decidiu realizar esse grandioso evento com o apoio da Prefeitura, na gestão de Jonas Pereira Barros, na Sede Social do Progresso, nos moldes contemporâneos da festa. Contou com sete debutantes (Denise Farias, Rosana, Cristina, Marivone Ribeiro, Geiza, Nádia Neves e outra jovem da região de colônia), o príncipe à época, segundo do Professor Cleisson Vizotto, foi o modelo belenense Thiago, que na época era cover do Mocotó (personagem da novela da Rede Globo, Malhação). O evento durou até o final da gestão do Prefeito Jonas Barros, sendo resgatado décadas a frente pela Professora Rita de Cássia Almeida, no ano em que esteve à frente da Secretaria de Turismo, esporte e cultura. Há quem lembre desse período e relata sua nostalgia pela volta do Baile das Flores do município.

Existem outros municípios do estado do Pará que ainda realizam de forma tradicional, como Afuá, na ilha do Marajó e o município de Rurópolis, onde este evento virou Patrimônio Imaterial do Estado do Pará. Quem sabe, em 2021, possa ter novamente o Baile das Flores de Tracuateua?

Por Felipe Santos

Mais Acessadas

  • Ordem
  • Título
  • Popular

Bragança já registra ...

Em boletim divulgado no início da ...

Bragança já contabiliza ...

Em boletim divulgado na tarde ...

Bragança já totaliza 259 ...

A Prefeitura de Bragança divulgou ...

Capanema entra no ...

Decreto amplia lockdown para mais ...

Prefeitura de Bragança ...

Um vídeo gravado por servidores da ...

Tracuateua confirma mais ...

Em boletim divulgado nesta ...

10ª Conferência ...

O Conselho Municipal de Saúde de ...

11 MORTES POR COVID-19 ...

Brasil tem 19.638 casos de ...

122 novos casos e 5 ...

A Secretaria de Estado de Saúde ...

1ª Plenária Municipal de ...

Acontece em em Tracuateua no dia ...

21 casos de Coronavírus ...

Sobe para 21 o número de ...

21 de março - Dia ...

Dentre os 365 dias do ano, o ...

Has no connect to show!

PIZZARIA MIXW Copy

podcast3 Copy

Destaques

Tracuateua já registra 71 ...

Tracuateua registra mais 02 ...

Tracuateua já registrou 69 ...

Em boletim divulgado na noite ...

Nota de Esclarecimento - Mais ...

A Distribuidora Mais Gás vem ...

Tracuateua já registrou 62 ...

Em boletim divulgado na noite ...

Você conhece o Ipiranga em ...

Prepare-se para grandes ...

Vídeo Destaque

Usuários Online

Temos 157 visitantes e Nenhum membro online

Curta nossa página

logo jt rodap

Nosso Endereço

  • Rua Benedito Padilha, AP-04 - Centro - Tracuateua - PA CEP: 68647-000 - Brasil
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • (91) 98468-3055 / 98416-6497

Anuncie Aqui

DESTAQUE DA SEMANA: BRASILEIRÃO SÉRIE C 2020

Usuários Online

Temos 157 visitantes e Nenhum membro online